Arquivos sincronizados com Dropbox

Há algum tempo, havia ouvido falar neste tal Dropbox como um diretório na nuvem para “backup”, pensei “deve ser mais um desses serviços sem graça que aparecem”. Acreditava que um pendrive seria o suficiente, mero engano meu!

Sendo assim, decidi aventurar-me nesse novo mundo.
Logo de cara, vi que era multiplataforma (Windows, Mac e Linux), opa então pode realmente ser útil. Bem pode ser utilizado para Linux, mas será que rodará legal no Slack64? Barbadinha! Descreverei os passos a seguir.

O Dropbox é um serviço para sincronização online de um diretório de sua máquina, a capacidade inicial free é de 2Gb, porém você pode enviar convites para outras pessoas utilizarem o Dropbox e cada um desses convites aceitos, você aumenta 250Mb na sua caixa de backup (máximo até 8Gb)! Legal neh! Bem então me auxilie criando sua conta a partir deste  link . Será solicitado algum email, após será necessário instalar o serviço que fará o sincronismo, existem pacotes prontos/source no próprio site do dropbox, mas se vc for Slack pode utilizar os disponibilizados pelo AlienBob .

# installpkg dropbox-client-0.6.3-x86_64-1alien.tgz

$ dropbox start -i

Lembre-se para instalar o pacote, execute como root, porém para configurar o serviço, você pode fazer como usuário normal, porém esteja com o X aberto. Responda os questionamentos, assista as breve instruções e voilá! O padrão é criar um diretório ~/Dropbox e tudo que você adicionar lá, será replicado para a nuvem. Você poderá instalá-lo em outras máquinas e também via HTTPs (basta logar site do Dropbox), ah!, você também pode compartilhar este diretório com outras contas do Dropbox.

Segurança em primeiro lugar, o envio é feito sob HTTPS então você terá uma certa segurança, agora para documentos sensíveis utilize TryeCript para ficar garantido.

Sempre que for necessário acessar o diretório inicie o serviço:

$ dropbox start


About this entry